Uberaba está entre os 308 municípios selecionados para receber verba do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O município tem até o dia 10 de dezembro para entregar a documentação à Caixa Econômica Federal, que fará análise de viabilidade técnica e jurídica antes de liberar o recurso. Caso aprovado, o repasse será de R$ 80 mil.
O presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Samir Cecílio, explica que o dinheiro não é para construção de casas. Segundo ele, a verba será utilizada para a elaboração do plano municipal de habitação. “Temos que contratar consultoria, realizar pesquisa e consultas públicas para definir a melhor forma de resolver as questões referentes à moradia”, salienta.
O trabalho, conforme Samir, será para identificar o déficit habitacional de Uberaba, perfil das famílias que esperavam a casa própria, o tipo de moraria para atender a demanda local, entre outras informações.
Entre os critérios de seleção estavam: a adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e a apresentação da Lei de Conselho e Fundo Local de Habitação de Interesse Social. Agora, a documentação precisa ser enviada para a Caixa. Samir garante que o trâmite burocrático será cumprido dentro do prazo.
Cronograma do Ministério das Cidades prevê conclusão da análise de viabilidade até o dia 31 de dezembro, para celebração dos contratos ainda este ano.