Companhias de energia elétrica alertam para a redução de gastos no inverno. Com a chegada da estação...
Companhias de energia elétrica alertam para a redução de gastos no inverno. Com a chegada da estação mais fria do ano, os consumidores devem prestar atenção aos gastos, pois o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem aumento considerável. Por outro lado, há economia. Com o tempo frio, o uso de aparelhos como ar-condicionado diminui.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. Na posição de inverno (quente) fica entre 4 a 6 quilowatts-hora (kWh) e na posição verão (morno) cai para 3,5kWh. O chuveiro elétrico é um dos maiores “gastadores” de energia elétrica dentro de uma residência. Para este equipamento a sugestão da Aneel é verificar as potências identificadas no chuveiro e calcular o consumo, bem como diminuir o tempo do banho e, se possível, evitar a chave na posição inverno.
Os secadores de cabelo também gastam bastante energia. O uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera o consumo mensal de 2,5kWh a 3,75kWh. Segundo o gerente comercial da Cemig, Hudson Elvis Ferreira, neste período aumenta o consumo de energia na casas, mas, em contrapartida, há redução no consumo comercial. “Com a entrada do período mais frio, as pessoas não utilizam equipamentos como ar-condicionado, que consome bastante energia”, explica Hudson.
Hudson sugere, ainda, não deixar equipamentos ligados mais do que o necessário. Já em relação à iluminação, a dica é apagar as lâmpadas quando não estiver presente no cômodo da casa. “Neste período, também por conta dos dias mais curtos, o consumidor acaba gastando mais com iluminação”, lembra.
A Cemig não tem previsão de aumento no consumo de energia durante este período, segundo o gerente comercial.
“O que as pessoas devem entender é que não há aumento considerável no consumo de energia, apenas uma migração. Aumenta o consumo residencial e diminui o comercial, o que é o inverso em estações como o verão”, explica Hudson.