IMPOSTO

Cobrança do IPVA não chega pelos Correios; confira oito dicas para não cair em golpes

Secretaria de Estado da Fazenda oficializou que cobrança começa em fevereiro e dá orientações para contribuintes fugirem de golpes

O Tempo
Publicado em 27/12/2024 às 20:30Atualizado em 27/12/2024 às 20:31
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) publicou nesta sexta-feira (27), o calendário de vencimentos e as regras do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. O tributo passaa ser cobrado em fevereiro pelo Governo de Minas, "dando mais fôlego às famílias mineiras no início do ano, quando há diversas outras despesas e contas para pagar", informou o governo.

Conforme consta na Resolução 5.861 do "Diário Oficial", a escala de vencimentos da primeira parcela, ou pagamento em cota única, vai de 3 a 7/2/2025, de acordo com o final de placa do veículo. O pagamento em cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto.

A SEF informou que registrou, em 2024, denúncias de tentativas de fraudes e golpes envolvendo o IPVA. "Para aumentar a segurança das operações e facilitar o pagamento do contribuinte, a recomendação é que o proprietário de veículo acesse somente a plataforma IPVA Digital, no site da Secretaria de Estado de Fazenda", aconselha.

"A principal dica para fugir dos golpes é não clicar em links recebidos por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens e não acessar páginas patrocinadas nos buscadores de internet. O meio mais seguro para consultar ou pagar o IPVA é digitando www.fazenda.mg.gov.br. A cobrança também não chega por correios", informou a SEF/MG.

Confira oito dicas da SEF/MG para o contribuinte fugir de golpes

  1. Tanto para gerar QR Code do Pix quanto para emitir a guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), o contribuinte deve acessar, exclusivamente, o site da Secretaria de Estado da Fazenda, que é www.fazenda.mg.gov.br.
  2. Para acessar o site da secretaria de Fazenda ou efetuar o pagamento do IPVA, não digite nos buscadores (Google, Yahoo, Bing etc) palavras-chaves com IPVA, pagamento etc. Sempre digite o endereço www.fazenda.mg.gov.br
  3. No site da Secretaria de Fazenda, acesse a área do IPVA no menu "tributos" à direita da tela.
  4. Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficial da Secretaria de Fazenda e do Governo de Minas. Evite buscar informações em sites desconhecidos
  5. ]A Secretaria de Fazenda não oferece descontos além do benefício anunciado. Portanto, se recebe alguma oferta de desconto grande, é golpe.
  6. Nunca clique em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. A Secretaria de Fazenda não envia tais mensagens.
  7. Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios.
  8. Antes de efetuar o pagamento via Pix, confira os dados do favorecido, que é o EStado de Minas Gerais, CPJ 18.715.615/0001-60, e instituição emissora: Itaú Unibanco S.A. ou Santander (Brasil) S.A.

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por