Ano de Saturno, Sol, Lua e Ascendente, movimentos planetários. A astrologia oferece tantas informações que pode, às vezes, na busca por orientação, podemos sair mais confusos. Por isso, o Jornal da Manhã traz as informações “mastigadas” para entender como a astrologia reflete no ano pessoal de cada pessoa.
Ano de Saturno, o que é afinal? O ano de 2024 deve ser regido pelo planeta Saturno, conhecido como o “pai severo”. Ou seja, em tese, ele quem vai ditar as regras e orquestrar os eventos que moldarão o destino do mundo neste ano que começa.
No entanto, dentro da astrologia, há quem discorde. Segundo a astróloga Thaís Mariano, esse é um conceito antigo e um tanto quanto sensacionalista. “Existe uma linha da astrologia que funciona de forma um tanto sensacionalista, mas pouco baseada nas informações reais que os astros nos trazem. É só pensarmos que não vivemos sob influência do que acontece no céu. Na verdade, a astrologia segue a lei hermética da correspondência. Essa lei nos diz que o que está no alto reflete o que está embaixo e o que está embaixo reflete o que está no alto”, explica.
Segundo Mariano, sendo assim, os astros mostram as forças e energias que habitam dentro dos seres humanos e no mundo. “É um caminho para autoconhecimento, para que possamos compreender nosso próprio funcionamento e agir de forma mais consciente na vida. Se queremos olhar para um regente do ano, ele funcionará de uma forma pessoal, tendo cada um o próprio regente de acordo com o próprio Mapa Astral”, pontua.
Mas o que é o Mapa Astral? Se alguém já te perguntou o dia, a hora e o local do seu nascimento, pode ter certeza que essa pessoa tem informações preciosas sobre você. O Mapa Astral é um registro do céu no seu momento de nascimento que indica as forças presentes dentro de você. Conforme a disposição dos signos em cada casa, ele revela sua identidade, seu temperamento, seu emocional, sua forma de trabalhar, amar, comunicar e raciocinar, entre várias outras coisas.
Por que o que eu leio sobre meu signo não funciona para mim? É a pergunta que não quer calar. Muitas vezes, a astrologia é levada de forma pouco séria, o que construiu uma imagem ruim para esta ciência. Mas, quando feita com seriedade e consumida da forma certa, ela é mais precisa do que imprecisa.
De acordo com Thaís Mariano, às vezes não nos relacionamos com as previsões devido ao fato de não analisarmos todas as informações. “Não temos só o nosso signo solar, somos um combinado de todos os 12 signos, 7 planetas, sol, lua, as 12 casas, aspectos e outros elementos da astrologia que estão registrados no nosso Mapa Astral. O signo solar é potente e importante, porém nem sempre temos as características dele bem desenvolvidas, pois ele representa justamente habilidades que viemos desenvolver”, analisa.
Segundo a astróloga, é comum, por exemplo, que as mulheres se identifiquem menos com o signo solar e mais com o signo lunar, que está relacionado com a energia feminina e com nossas memórias e inconsciente. “Para que as previsões façam mais sentido, leia as previsões para o signo solar, lunar e ascendente. Quanto mais você conhecer o seu Mapa Astral, mais poderá compreender como os movimentos coletes são sentidos por você”, finaliza.
Confira a previsão para o seu signo:
Áries: este tende a ser um ano importante para que você finalize ciclos, assim poderá dar espaço para o novo chegue. É um momento de renovação e se dedicar a um profundo mergulho interior para que possa desvendar seus mistérios e se renovar. Uma tendência que pede atenção é a da possibilidade de se enganar com mais facilidade e também de se sentir vítima dos acontecimentos. Quando mais se dedicar ao autoconhecimento e ao desenvolvimento espiritual, melhor irá equilibrar essa tendência.
Touro: a vida continuará passando por grandes mudanças e transformação e é bem provável que você chegue ao final desse ano de uma forma bem diferente do que imagina. Não resista a estes movimentos, compreenda que eles estão te levando para um lugar melhor e mais alinhado com seus propósitos do que você consegue ver agora. Cuidado com o excesso de tensão que poderá te gerar diversos problemas. Dê atenção às suas emoções, procure atividades que te ajudem a aliviar a tensão e tudo ficará bem.
Gêmeos: com sua facilidade de transitar pelos mais diversos assuntos e de se adaptar a realidade que se apresente, esse tende a ser um ano em que poderá aproveitar bem estes movimentos, pois tudo estará mudando rapidamente em sua vida. Bom momento para que se dedique aos estudos e para estar em grupos de pessoas que compartilham ideais em sintonia com o seu. Entretanto, cuidado com os enganos em negociações e acordos, algumas viagens também podem gerar confusões e mal entendidos.
Câncer: este tende a ser um ano de muito crescimento profissional, mas que você também será cobrado de forma mais significativa. Dedique-se ao que quer para o seu futuro com dedicação e empenho, assim colherá bons resultados. Você terá maior habilidade para lidar com as pessoas do meio profissional e também no relacionamento afetivo. Apesar disso, é possível que aconteçam desentendimentos e frustrações em relação à sua carreira, procure cuidar de sua energia e ter consciência desta tendência para que possa lidar melhor com ela.
Leão: o movimento mais significativo deste ano será o de você perceber a importância de cuidar de si mesma, de atender às suas próprias demandas emocionais e de acolher. Você também perceberá como é especial ter pessoas que ama e que te trazem segurança por perto, mesmo compreendendo que algumas coisas só você pode fazer por si. Por mais que desafios significativos surjam, você terá a coragem e disposição necessária para ressignificá-os.
Virgem: este ano você passará por uma fase de organização e estrutura em suas relações profissionais e também em seu casamento, porém, cuidado para não se anular em prol do que o outro quer, ao contrário disso, busque o equilíbrio entre as necessidades de cada um de uma forma madura e consciente. Tende a ser uma ano de muito crescimento pessoal e alta probabilidade de viagens, novos estudos e até de que você passe em algum concurso ou realize um sonho.
Libra: muito do que você acredita sobre si passará por uma profunda transformação neste ano. Você será convidado a lidar com partes internas que são desconfortáveis, mas isso será de grande importância para que encontre uma versão sua mais forte, potente e verdadeira. Desapegue de tudo que tem pesado e você está tentando manter por comodismo, pois assim encontrará novas oportunidades muito mais felizes e auspiciosas.
Escorpião: neste ano você fará um profundo mergulho em suas memórias e tudo que te traz estrutura para que possa ressignificar dores, incômodos e relações que estão gerando sofrimento. Será um ano de muito alinhamento interno com quem você realmente é, com um olhar mais maduro e amoroso para a sua singularidade e também para o que te traz entusiasmo e alegria. Dedique-se a se conhecer e se libertar de quem não é mais.
Sagitário: muita coisa será ajustada e colocada em ordem na sua vida neste ano. Será uma fase de muito movimento, mudanças e transformação, mas que tendem a te levar para novas possibilidades que geram crescimento de diversas formas. Sua família precisará de sua dedicação e atenção, portanto, procure gerenciar seu tempo para que consiga lidar com toda demanda que aparecer sem se esgotar. Aprenda a dizer não e colocar limites, caso contrário poderá se sentir esgotado.
Capricórnio: sua relação com o que te traz segurança e com seus valores tende a passar por uma profunda transformação neste ano e, apesar de você enfrentar desafios e incômodos, será muito positivo para o seu crescimento e para se alinhar com o que realmente quer.
Aquário: transformação é a palavra chave deste ano, pois sua vida passará por diversos tipos de mudança e o mais indicado é que você busque fluir com elas compreendendo que são necessárias para o seu crescimento. Tenha sempre mais de um plano para algo que vai fazer, assim conseguirá lidar melhor com o que vier, pois nem sempre o que você espera vai acontecer e sim o que for melhor para você de uma forma mais ampla.
Peixes: este será um ano de muito movimento em busca da sua independência e autonomia, pois você se sentirá mais confiante e disposto a batalhar pelo que quer. Além disso, será uma fase de bastante amadurecimento, de olhar para a vida com mais senso de realidade e isso será de grande importância para que busque o que quer dentro da realidade possível. Cuidado com o excesso de atividades que pode te gerar muito desgaste físico.
- Quando falamos de previsão para os signos, é muito abrangente. Às vezes, o que eu leio referente ao meu signo, não me contempla ao longo do ano. Para quais outras casas eu devo dar atenção?
Isso acontece porque não temos só o nosso signo solar, somos um combinado de todos os 12 signos, 7 planetas, sol, lua, as 12 casas, aspectos e outros elementos da astrologia que estão registrados no nosso Mapa Astral. O signo solar é potente e importante, porém nem sempre temos as características dele bem desenvolvidas, pois ele representa justamente habilidades que viemos desenvolver. Além disso, é comum que as mulheres se identifiquem menos com o signo solar e mais com o signo lunar que está relacionado com a energia feminina e com nossas memórias e inconsciente. Para que as previsões façam mais sentido, leia as previsões para o signo solar, lunar e ascendente. Quanto mais você conhecer o seu Mapa Astral, mais poderá compreender como os movimentos coletes são sentidos por você.