O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou decreto que antecipa o 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quinta-feira (3/4), durante a cerimônia "O Brasil dando a volta por cima", que celebra os dois anos do atual governo. A expectativa é que 34,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas e sejam injetados R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.
A primeira parcela será paga entre 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda metade do décimo terceiro será pago entre 26 de maio e 6 de junho. O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Confira o calendário
Beneficiários que recebem até um salário mínimo
Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo
Quem não recebe?
Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Como conferir
Pelo telefone
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de "14º salário" no final do ano, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações não são verdadeiras.