Expectativa dos lojistas de Uberaba para o fim deste ano é de aumento no volume de compras. Mas, se de um lado o setor empresarial está otimista com as vendas natalinas, do outro, consumidores ficam em estado de alerta para evitar possíveis prejuízos.
Conforme explica o coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa, o período faz com que o montante de reclamações que chega ao órgão de proteção ao consumidor alcance índice preocupante.
A orientação do advogado é para que as pessoas prestem atenção no ato na compra, observando as qualidades do produto, demandando a nota fiscal ou o comprovante de quitação.
Segundo Sebastião, alguns segmentos são considerados mais problemáticos, por isso têm exigido uma fiscalização mais intensa. “Todo prestador de serviço está sujeito a inspeção do Procon, mas nos últimos meses temos verificado situações que envolvem supermercados em relação a produtos com data de validade vencida e formas de ludibriar o consumidor com propaganda enganosa”, destacou.
Setores da construção civil e de confecções também são apontados na lista de reclamações. Quesitos como preço e informação estão no topo do ranking de solicitações, caracterizando desrespeito às leis de relação de consumo.