Com alguns funcionários começando a receber o 13º salário, o comércio de Uberaba já sente aumento nas vendas. De acordo com gerente de loja de confecção de roupas situada no centro da cidade, Joabe Vieira Queiroz, durnate a semana já foi registrado aquecimento em torno de 10% nas vendas.
“Principalmente o setor público já recebeu o décimo-terceiro e, coincidentemente ou não, as vendas foram muito boas durante a semana, representando em torno de 10% a mais. Então, acredito que seja por causa do 13º”, argumenta o gerente. Ele conta, ainda, que, depois do dia 30, as vendas começam a reagir significativamente. “A partir do dia 30, já começam a subir cerca de 18%, e até o Natal aumentam 50%, tranquilamente. Nesta época, as vendas viram uma loucura”, enfatiza. Segundo o gerente, a maioria das compras que vem sendo feitas é para uso próprio, e não para presentear alguém. “O mix de itens da loja é muito grande, mas é a mulher quem compra mais. Por enquanto, as pessoas não começaram a adquirir os presentes para o Natal”, explica. Joabe conta que já era expectativa do comércio de Uberaba que, durante a semana, as vendas crescessem. “A nossa expectativa sendo correspondida motiva-nos cada vez mais a trazer produtos de mais qualidade e propor melhores ofertas para que as pessoas cheguem ao estabelecimento e encontrem o que procuram, não sendo preciso buscar lá fora”, diz.
Gerente de loja de eletrodoméstico localizada também no centro, João Batista Taveira explica que o aumento nas vendas registrado durante a semana foi em torno de 5%. “Já houve uma pequena evolução, mas não tão significativa. A maioria das pessoas não recebeu o 13º ainda, que sai no dia 30. Então, a nossa expectativa é de que, a partir desse dia, as vendas comecem a fluir bastante”, declara. Taveira afirma que, na época do Natal, as vendas costumam aumentar em torno de 100%.
Já Girlan Oliveira Santos, gerente de outra loja de eletrodoméstico, situada na praça Rui Barbosa, diz que, no local, não foi registrado aumento. “Ainda está a mesma coisa. As vendas começarão a aumentar a partir do dia 1º de dezembro. Geralmente, nesta época natalina, as vendas aumentam em torno de 30% a 40%”, diz.