Mesmo com as festas de fim de ano, os pais estão se preocupando em adiantar as compras de materiais solicitados nas listas de material escolar. Nas papelarias da cidade o movimento é grande.
A vendedora Orlanda Batista comenta que a velha tradição de deixar para comprar o material de última hora está ficando no passado.
De acordo com ela, os pais estão procurando adquirir mais cedo o material solicitado. Outra questão que vem mostrando mudança é que a maioria está preferindo comprar à vista para ter direito aos descontos concedidos. Com relação à alteração de preços de materiais, Orlanda esclarece que não foi significativa em relação ao ano passado.
Os preços da lista de material variam conforme a renda da família; se a escola é particular ou pública; o material escolhido pelos pais; a série escolar que a criança está cursando; pesquisa de preço; reaproveitamento de material do ano anterior (apontador, lápis, cola, tesoura, estojo, etc); negociação com o(a) filho (a) do que precisa ser comprado; a não participação da criança na hora da compra do material entre outros.