GERAL

Consumo nos supermercados fica estável

Endividamento das famílias e aumento dos preços fazem vendas nos supermercados de Uberaba andarem de lado

Publicado em 05/07/2012 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 18:41
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Endividamento das famílias e aumento dos preços fazem vendas nos supermercados de Uberaba andarem de lado. No país, o consumo neste tipo de estabelecimento também ficou praticamente estável em 2011, na comparação com 2010, segundo levantamento feito pela empresa de consultoria Serasa Experian.

De acordo com o economista Marco Antonio Nogueira, o endividamento das famílias influencia na redução do consumo, pois se a pessoa tem dívidas, ela terá de reservar parte maior do seu recurso para o pagamento, ao invés de ir ao supermercado e gastar sem contenção. “Mas existe outro fator que considero ainda mais importante, que é o aumento do custo da alimentação. O preço de produtos como o feijão e o açúcar subiu bastante. Juntando este fator ao endividamento das famílias isso restringe o consumo. A inflação dos alimentos como um todo está estabilizada, mas em alguns casos os preços subiram demais o que causa contenção de gastos”, explica o economista.

Por outro lado, Marco Antonio ressalta que esta estabilidade não significa que o consumo não é alto, apenas não cresceu. “O consumo permanece estabilizado em um nível alto, somente não cresceu mais por estes fatores que citei. Mas as pessoas não deixam de comer bem”, afirma.

O diretor da Associação de Supermercadistas de Uberaba, Matusalém Alves, confirma a estabilidade no consumo entre os anos de 2010 e 2011, entretanto, a expectativa é de melhores resultados para 2012. “Existe uma previsão de crescimento para este ano, em torno de 4,5%, mas acreditamos que com o crescimento nas vendas neste primeiro trimestre, este número pode ser maior ainda, chegando a 6%. E é esta nossa expectativa para 2012, pois já estamos registrando números melhores”, afirma o supermercadista.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados, as vendas nos supermercados cresceram 8,26% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2011.

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