De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, pelo menos 50% dos contabilistas Uberabenses não estão aptos a exercer...
Resultado do agora obrigatório exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deverá sair somente no começo de maio. Mas, informações extra-oficiais dão conta de que no mínimo 50% dos contadores uberabenses, ainda não regularizados e que se submeteram à prova, não foram aprovados e, por isso, não podem exercer a atividade.
As provas foram aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade para mais de 16 mil inscritos em todo o país, no dia 27 de março, em 116 cidades. Instituído em setembro de 2010, o Exame de Suficiência é requisito para obtenção de registro como contador ou técnico em Contabilidade no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Mauro Sérgio de Melo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba e diretor da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais, explica que são dois exames por ano do CFC. “O segundo vai ocorrer em setembro ou outubro. Os aprovados na prova terão o prazo de dois anos, a contar da data da publicação da relação no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade, na categoria para a qual tenham sido aprovados”, explica.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, informa que os gabaritos das questões objetivas das provas já foram divulgados no site do CFC - www.cfc.org.br – e será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% das questões.