O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma foto internado em suas redes sociais (Foto: Reprodução/X @jairbolsonaro)
O ex-presidende Jair Bolsonaro publicou, em suas redes sociais neste sábado (03/05), uma imagem de sua barriga aberta após o procedimento cirúrgico de desobstrução intestinal, que o levou a sua internação desde o dia 11 de abril no Hospital DF Star, em Brasília. Na legenda da publicação, o político de 70 anos descreveu: "Como estavam as alças intestinais após o acesso à cavidade abdominal e liberação parcial das aderências".
📲 Acesse o canal de O TEMPO no WhatsApp
De acordo com novo boletim médico divulgado também no sábado (03/05), Bolsonaro apresentou melhora clínica significativa e pode receber alta hospitalar nos próximos dias. Ele ficou 17 dias na UTI, e agora a equipe médica destacou a “boa aceitação da dieta pastosa”, que permitiu a suspensão da nutrição parenteral (endovenosa) - ou seja, diretamente na corrente sanguínea - e o avanço para alimentação por via oral.
Conteúdo sensível
A publicação de Jair Bolsonaro em seus perfis nas redes sociais contém conteúdo sensível. Confira, a seguir, a imagem de sua barriga aberta.
Saúde de Bolsonaro
Internado desde 11 de abril, após passar mal em uma agenda no Rio Grande do Norte, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal no último dia 13, em Brasília. Essa foi a sexta intervenção cirúrgica desde 2018, quando levou uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais.
Bolsonaro apresentou uma piora clínica no dia 24, após receber na UTI uma oficial de Justiça que o intimou no âmbito da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Ele apresentou aumento da pressão arterial e piora dos exames, mas no dia seguinte fez uma tomografia e foi descartada a necessidade de uma nova cirurgia.
O ex-presidente segue em fisioterapia motora intensiva diária e recebe medidas preventivas contra trombose venosa. A recomendação de restrição de visitas continua válida, mas a tendência, segundo os médicos, é de que ele possa deixar o hospital “nos próximos dias", caso mantenha a boa evolução.
Fonte: O Tempo