No país, pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) mostra que a taxa de desemprego caiu para 10,8% em outubro, ante os 11,4% registrados em setembro. Essa é a menor taxa desde janeiro de 1992.
A pesquisa revela, ainda, que nas sete regiões pesquisadas (Distrito Federal, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo) o total estimado de desempregados é de 2,4 milhões de pessoas. Nos últimos 12 meses foram criados
531 mil empregos no conjunto das sete regiões.
Já em Uberaba, dados do Ministério do Trabalho mostram que o saldo entre admissões e demissões foi positivo, com registro de
612 empregos criados. Os setores que tiveram mais contratações foram o comércio e a construção civil.
Para o diretor do curso de Administração da Universidade de Uberaba, Marco Antonio Nogueira, sazonalmente todo fim de ano a taxa de desemprego recua em função das contratações na área de serviço. “Sempre temos essa sazonalidade que aumenta o número de empregos, criados em função das festas”, enfatiza.
O diretor acrescenta que, neste anon a economia vem crescendo a taxas mais altas, em comparação com anos anteriores. Por isso a construção civil é um dos setores beneficiados. “Na economia existe uma parte importante, que é a construção civil, tendo a característica de não exigir muito aperfeiçoamento”, explica.