Com a proximidade do Natal as vendas de artigos religiosos começam a aumentar. Desde outubro a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, já movimenta o setor, incrementando a comercialização de livros religiosos, Bíblias e imagens.
A gerente Leida Vieira de Menezes, que trabalha em uma livraria católica em Uberaba, afirma que a procura por produtos religiosos vem crescendo desde setembro, com incremento de 30%, mas em novembro e dezembro, principalmente após o pagamento do 13º salário, chega a vender cerca de 80% a mais que nos primeiros meses do ano. “Durante o ano a comercialização deste tipo de produto é mais para presentear familiares ou amigos, como os escapulários, CDs e livros, mas no final do ano, os presépios e imagens são bem procurados”.
De acordo com a empresária Célia Ferreira, que há vários anos trabalha no segmento, a procura tem aumento significativo a partir de outubro com as celebrações da padroeira e continua prosperando com a proximidade do Natal.
Segundo a empresária, além de vendas, ela trabalha com a fabricação de imagens de santos e anjos em gesso e resina. “Em qualquer época do ano o cliente pode nos procurar e encomendar imagens de vários tamanhos. Temos de até 1m 70 de altura aqui na loja”.
Com o trabalho de artesanato e fabricação, a empresa atende não só Uberaba, mas também cidades de várias partes do país. Conforme Célia, as vendas são constantes, pois a comunidade católica celebra pelo menos um santo a cada mês, mas de outubro em diante as vendas vão aumentando consideravelmente.
“Em relação a outros meses do ano, os últimos três meses apresentam aumento de 80% na comercialização de artigos religiosos”.