É possível aliar academia e dieta para mudar o corpo até o Carnaval, dizem especialistas, mas sem resultados radicais (Foto/Andrea Piacquadio/Pexels/Reprodução)
O Carnaval é uma celebração da diversidade, com a beleza de diferentes corpos exposta nas ruas. Mas fato é que as academias ficam mais cheias com pessoas que buscam não somente mais saúde, e sim emagrecimento e aumento de músculos rapidamente no começo do ano. Na prática, porém, é possível alcançar resultados a tempo da folia de 2024?
O Carnaval deste ano já está na porta, celebrado entre os dias 10 e 14 de fevereiro, portanto quem se matriculou na academia nos primeiros dias de janeiro tem praticamente um mês de treino até a festa. É um bom começo, avalia a pesquisadora do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG e idealizadora da página @cienciadoexercicio, Daisy Motta.
“É válido, porque, a partir deste início, a pessoa pode se manter ativa no longo prazo. Temos alguns estudos mostrando que, quando não temos a motivação intrínseca, como melhorar a saúde, acabamos não nos mantemos mais de seis meses em atividade, abandonando em dois, três meses. Começa com a motivação que chamamos de extrínseca, voltada para o aspecto estético”, introduz ela.
A pessoa só é considerada fisicamente ativa após seis meses de exercício, explica a especialista. No caso da musculação com o objetivo de hipertrofia (crescimento dos músculos), ela cita um estudo de pesquisadores de São Paulo publicado no “Diário Europeu de Fisiologia Aplicada” que demonstra que o pico do crescimento é alcançado em cerca de 20 semanas, isto é, cinco meses.
“A hipertrofia é um efeito crônico, que ocorre em algumas semanas ou meses. Primeiro, vêm as adaptações neuromusculares, ou seja, executar os exercícios com mais qualidade e aumentar o peso ao longo dos meses. Mas para o remodelamento do músculo, o aumento da fibra dele, um mês é pouco para ver a diferença no espelho”, diz. E alerta para o cuidado com o exagero, pois o excesso de atividade física sem orientação aumenta o risco de lesões na academia.
Logo após o exercício, é natural haver um aumento aparente dos músculos, porém ele é temporário, explica a especialista: “há respostas agudas, uma hipertrofia transitória. Não é um aumento do músculo, mas do fluxo sanguíneo”.
Emagrecer até o Carnaval é possível — sem extremos
Já perder peso é mais possível do que ganhar massa até o Carnaval. “As recomendações de diferentes sociedades da saúde é que o emagrecimento saudável varia de até 700 g a 1,2 kg por semana. Então, ao longo de um mês, é possível considerar saudável uma perda de 3 kg, 4 kg. É preciso monitorar a composição do corpo, porque esse processo pode reduzir a massa muscular, se for uma dieta restritiva e um treinamento intenso”, detalha Motta.
A nutricionista Victoria Caixeta enfatiza que idealmente cada pessoa deve ter uma dieta individualizada. Ainda assim, dá dicas para qualquer pessoa iniciar hábitos alimentares mais saudáveis em 2024: “não foque em eliminar comidas, mas em introduzir alimentos mais saudáveis, mais verduras no prato, mais frutas, uma alimentação equilibrada”.
Ela diz que é possível perceber uma diferença no corpo em um mês, entretanto nada extraordinário. “Vem Natal, Ano-Novo, e as pessoas bebem mais, não vão tanto ao banheiro, comem muito açúcar e têm retenção de líquido, aquele inchaço. A partir do momento em que eliminam isso, fazem atividade física e bebem mais água, já se sentem mais desinchadas, embora possam não ter perdido tanta gordura”.
Em conclusão, as duas especialistas são unânimes. Um mês não é tempo o bastante para uma transformação radical e, ao mesmo tempo, saudável, mas a motivação inspirada por janeiro e a proximidade do Carnaval são um bom gatilho para iniciar hábitos mais saudáveis. “Quanto antes se inicia, melhor. Qualquer momento é fase de mudar hábitos, mas o início do ano é melhor ainda, porque as pessoas estão mais animadas, dispostas a mudar de vida”, conclui a nutricionista Victoria Caixeta.
Fonte: O Tempo