Com alguns prazos para a entrega de declarações se encerrando, o movimento nos escritórios contabilistas de Uberaba cresceu significativamente desde o início de março.
Dia 31 de março é a data limite para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) e Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa. Além disso, até 29 de abril os contribuintes poderão entregar a declaração do Imposto de Renda para pessoa física.
Com todos esses prazos, até o mês que vem o acúmulo de serviço nos escritórios de contabilidade é grande. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba, Fábio Marquez, o trabalho nesta época cresceu em torno de 30% em relação ao mesmo período de anos anteriores.
Marquez observa que, em 2011, houve diferença em relação aos anos anteriores. “Percebo que as pessoas não estão deixando a entrega para a última hora. Apesar de ainda ter algumas semanas pela frente, contribuintes já se organizam para entregar até mesmo antes do prazo final”, completa.
Adiamento. Embora a procura já tenha aumentado, a data limite para a entrega de várias declarações é 31 de março, o que pode dificultar o trabalho dos contadores. Marquez explica que o Sindicato dos Contabilistas planeja pedir adiamento da data final de entrega para evitar transtornos para o contribuinte.