Esta quarta-feira (19) é marcada pelo Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chama a atenção para essa doença, que é genética, hereditária e caracterizada por uma condição que gera alteração no sangue.
A Doença Falciforme pode afetar quase todos os órgãos e sistemas, ocorrendo a partir do primeiro ano e se estendendo por toda a vida. O diagnóstico é feito, principalmente, com o “Teste do Pezinho”, disponível em todas as unidades de saúde. Em 2023, em Uberaba, foram realizados 3.240 testes do pezinho, sendo identificados dois casos de Doença Falciforme. Já até maio deste ano, foram feitos 1.383 testes e identificados dois casos.
A pessoa com Doença Falciforme precisa de um acompanhamento multiprofissional. Em relação ao tratamento, é possível destacar o medicamento Hidroxiureia, que diminui os episódios de dor intensa, hospitalização, número de transfusões e síndrome torácica aguda.
Durante esta semana, para conscientizar a população sobre a doença, todas as Unidades Básicas de Saúde do município irão promover um momento de orientação nas salas de espera, voltadas para os pacientes presentes. As ações serão desenvolvidas conforme a agenda de cada unidade.