OLHE PARA O CÉU!

Diversos fenômenos astronômicos visíveis em Uberaba irão ocorrer neste mês de Setembro

Juliana Corrêa
Publicado em 01/09/2024 às 18:51Atualizado em 01/09/2024 às 19:21
Compartilhar

Ao longo de toda a história da humanidade, o céu noturno sempre foi alvo de estudos e admiração. Ainda hoje, quando luzes artificiais e telas tentam roubar a atenção, a beleza do universo nunca deixa de impressionar. E mesmo com toda a exuberância corriqueira da lua e das estrelas, o céu consegue provocar ainda mais deslumbre quando há algum fenômeno astronômico. E para este mês de setembro, alguns bem interessantes irão acontecer. 

No próximo domingo (8), o planeta Saturno – visível a olho nu – estará em oposição, ou seja, em seu ponto mais próximo e brilhante durante todo o ano, excelente para ser observado. Ele poderá ser visto durante toda a noite, logo após o pôr do sol até o amanhecer, como uma estrela grande e amarela, próximo à constelação de Aquário. Para conseguir observar os anéis, basta utilizar um telescópio ou binóculo. E para saber se o objeto no céu se trata de uma estrela ou planeta, observe por alguns segundos: se o astro piscar, se trata de uma estrela; se não piscar, você está observando um planeta. 

A noite de 17 de setembro será realmente especial para os amantes de astronomia, com dois fenômenos simultâneos e visíveis a olho nu! O primeiro deles é a Superlua. Como a órbita da Lua ao redor da Terra é uma elipse, em determinados momentos do mês ela fica mais próxima ou mais distante do planeta. E quando o momento que a lua está mais próxima é uma lua cheia, ocorre a Superlua, parecendo que o astro está maior no céu. Este fenômeno é mais evidente logo após o anoitecer e pouco antes do amanhecer, com o astro próximo ao horizonte.

O segundo fenômeno da noite entre 17 e 18 de setembro é um eclipse lunar parcial. Este acontecimento astronômico se dá quando a Terra está exatamente no meio do Sol e da lua, fazendo com que a sombra do planeta se projete na lua cheia. Contudo, por se tratar de eclipse parcial, apenas parte da lua será encoberta pela sombra da Terra. Este eclipse será visível em todo o Brasil e, em Minas Gerais, tem seu ápice pouco após as 23h. Ao contrário do que ocorre com eclipses solares, não é necessário utilizar equipamento de proteção para os olhos, sendo seguro observar a olho nu. 

Por fim, um fenômeno que ocorre todos os anos no mesmo período é o Equinócio de Primavera, no dia 22. Neste dia, a terra está voltada para o Sol de forma que os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz solar, além de que, neste dia, dia e noite terão a mesma duração, de exatas 12 horas. O Equinócio marca o início do Outono no Norte do planeta e o final do Inverno e início da Primavera no Hemisfério Sul. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por