Serviço realizado pelas 100 mulheres do programa Mulheres da Paz está trazendo resultados
Serviço realizado pelas 100 mulheres do programa “Mulheres da Paz” está trazendo resultados. O problema encontrado por elas nos bairros da cidade é o envolvimento de pessoas com as drogas. Até o fim do ano vai ser elaborado um relatório com todas as atividades realizadas e os benefícios alcançados. A coordenadora do programa, Adacelly Ferreira Andrade, revela que a comunidade está cada vez mais participativa.
O programa “Mulheres da Paz” foi criado dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com o objetivo de construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências. As integrantes do programa, que têm contato direto com a população, se tornaram referência na comunidade.
De acordo com Adacelly, as mulheres selecionadas visitam os bairros para conhecer as maiores necessidades da população e, assim, repassá-las à Secretaria de Desenvolvimento Social, que designa a demanda a um determinado setor. “Através do trabalho que é realizado pelas Mulheres da Paz a população cria certa familiaridade e sempre que precisa procura aquela pessoa para mostrar outras necessidades do bairro”, afirma.
Adacelly revela ainda que já é possível sentir os resultados concretos. O grupo já entregou o primeiro relatório ao prefeito Anderson Adauto, que mostrou que o maior problema encontrado nas comunidades é o envolvimento das pessoas com drogas. Para o fim deste ano deve ser entregue outro relatório completo. “Estamos fazendo este trabalho com a elaboração de formulários de encaminhamentos de adolescentes para serviços nas áreas de saúde, social e cultural. Além disso, são dadas orientações às famílias. Diante de um breve balanço já podemos perceber um resultado satisfatório”, explica Adacelly.