Ela e a deputada Erika Hilton, primeiras mulheres transexuais eleitas para a Câmara dos Deputados, figuram em ranking de principais personalidades do ano
Duda Salabert foi reconhecida na categoria "Líderes" da TIME100 Next (Foto/Reprodução/Time)
As deputadas federais Duda Salabert (PDT) e Erika Hilton (PSOL) aparecem juntas no tradicional ranking TIME100 Next de 2023, que reúne as principais personalidades do ano.
As duas, que foram as primeiras mulheres transexuais eleitas para a Câmara Federal na história do Brasil, aparecem na relação divulgada nesta quarta-feira (13) na categoria “Líderes”, que reúne o seleto grupo de pessoas, no mundo, consideradas capazes de influenciar toda uma geração.
A publicação recorda que, na vida política, Salabert sempre lidou com questões relacionadas à falta de moradia e ao transporte público, além de mencionar que ela “está em negociações para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil”.
Nas redes sociais, a parlamentar comemorou o reconhecimento, dizendo que “ser uma travesti no Brasil significa ter uma expectativa de vida muito menor do que a média. Significa ter a prostituição, na maioria dos casos, forma única de renda. Significa ser alvo de preconceito todo dia. Estamos na luta para ressignificar tudo isso a cada dia e dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade”.
Fonte: O Tempo