GERAL

Economista recomenda planejamento para ano

Publicado em 03/01/2011 às 11:09Atualizado em 20/12/2022 às 02:20
Compartilhar

Após as compras de Natal, chega a hora de pensar no pagamento dos impostos e contas que pesam no orçamento familiar no início do ano como o IPTU, o IPVA e os materiais escolares. Para o economista Cássio Silveira, o planejamento do orçamento familiar mês a mês é o segredo para começar 2011 no azul.

Segundo Cássio, uma precaução que se deve ter é na chamada compra por impulso, pois é um dos maiores inimigos de um planejamento bem feito, assim como a compra sem pesquisa de preços. “Tudo é uma questão de planejamento. As pessoas precisam organizar os gastos e já deixar separado o valor de débitos que são essenciais, como impostos, despesas escolares e as eventuais compras de natal, que começam a ser descontadas nos cartões de créditos e cheques especiais.

O economista comenta que é essencial definir quanto o orçamento familiar permite gastar com as férias. “Você deve gastar dentro do que pode, e não em função do que quer comprar”, alerta. Ao sair às compras, os pagamentos a vista devem ser priorizados, para não começar o ano cheio de dívidas. “Dessa maneira é mais fácil conseguir um bom desconto. Evite parcelamentos, principalmente os longos. Tente não começar o ano cheio de dívidas. Não caia na tentação do crédito fácil, como ‘compre agora e pague depois do carnaval’. Outra dica é relacionar os gastos normais e típicos de início de ano, para saber quanto poderá gastar”, orienta.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por