Após as compras de Natal, chega a hora de pensar no pagamento dos impostos e contas que pesam no orçamento familiar no início do ano como o IPTU, o IPVA e os materiais escolares. Para o economista Cássio Silveira, o planejamento do orçamento familiar mês a mês é o segredo para começar 2011 no azul.
Segundo Cássio, uma precaução que se deve ter é na chamada compra por impulso, pois é um dos maiores inimigos de um planejamento bem feito, assim como a compra sem pesquisa de preços. “Tudo é uma questão de planejamento. As pessoas precisam organizar os gastos e já deixar separado o valor de débitos que são essenciais, como impostos, despesas escolares e as eventuais compras de natal, que começam a ser descontadas nos cartões de créditos e cheques especiais.
O economista comenta que é essencial definir quanto o orçamento familiar permite gastar com as férias. “Você deve gastar dentro do que pode, e não em função do que quer comprar”, alerta. Ao sair às compras, os pagamentos a vista devem ser priorizados, para não começar o ano cheio de dívidas. “Dessa maneira é mais fácil conseguir um bom desconto. Evite parcelamentos, principalmente os longos. Tente não começar o ano cheio de dívidas. Não caia na tentação do crédito fácil, como ‘compre agora e pague depois do carnaval’. Outra dica é relacionar os gastos normais e típicos de início de ano, para saber quanto poderá gastar”, orienta.