Verificar local de votação, números dos candidatos e fazer a ‘colinha’ contribuem para participar das eleições
Faltam menos de 30 dias para as eleições municipais de 2024. O 1º turno do pleito acontece no dia 6 de outubro, e o 2º turno, onde for necessário, no dia 27. A votação será aberta às 8h, no horário de Brasília, com encerramento às 17h. Mais de 155,9 milhões de eleitores em 5.569 localidades vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo no dia das eleições.
Escolha dos candidatos
No sistema DivulgaCand Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível pesquisar os números dos candidatos, além de informações sobre programas de governo e prestações de contas de partidos e candidatos. O site é atualizado a cada 60 minutos.
‘Colinha’ no papel’
Após consultar qual é o número do candidato em quem você quer votar, é aconselhável anotar no papel. A “colinha”, uma anotação pessoal e individual, contendo os números dos candidatos, pode ser levada para a cabine de votação.
O primeiro voto é para o cargo de vereador (composto de cinco dígitos: os dois primeiros correspondem ao partido político, caso queira votar somente na legenda, e os três seguintes identificam o candidato). O segundo voto é para prefeito (dois dígitos).
Separe seu documento e veja onde vai votar
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, mas você pode votar usando apenas o e-Título, caso ele já tenha a sua fotografia. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor.
Além do app, você também pode consultar seu local de votação pelo portal do TSE: basta acessar “Serviços eleitorais”, “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento.
Treine o voto na urna eletrônica
Se você tem dúvidas de como votar na urna eletrônica, é possível simular o voto no portal do TSE. Quem deseja treinar para o 1º turno das eleições municipais, pode se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para um eventual 2º turno. Na páginam o eleitor encontra explicações em áudio, texto e libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para treinar a votação.
É permitido
No dia das eleições é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes pela eleitora e pelo eleitor, como forma de manifestação de suas preferências por partido político ou candidato.
Não é permitido
É importante lembrar que, no dia das eleições, é crime a propaganda de boca de urna; a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou de seus candidatos; o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet. Para denunciar qualquer propaganda irregular nas eleições, basta acessar o aplicativo Pardal no site do tribunal.
Fonte: O Tempo.