O número de emissões de carteira de trabalho em Uberaba aumentou 15% neste mês. O motivo é a oferta de empregos temporários. Geralmente, o setor que mais contrata é o comércio, segundo dados do Sistema Nacional de de Empregos (Sine) em Uberaba a maior oferta começa a partir da segunda quinzena de novembro.
Além de maior número de emissão de carteiras, a fiscalização do Ministério do Trabalho será intensificada na cidade. De acordo com o auxiliar sindical da Gerência Regional do Trabalho, Henrique Nominato, o objetivo é coibir a carga horária excessiva e o não cumprimento dos direitos trabalhistas. “Entendemos que, por ganhar extras e ser apenas um contrato temporário, muitos trabalhadores acabam cedendo e aceitando esses excessos. No entanto, a fiscalização vai verificar as horas de descanso, o pagamento do 13º, vale-transporte, entre outros direitos”, explica.
O gerente do Sine Municipal, Luís Fernando Alves, afirma que somente depois da segunda semana de novembro é que a oferta de vagas temporárias cresce significativamente. “E a maioria delas é para o comércio”, completa.
Direitos. Mesmo se tratando de emprego temporário, o funcionário tem todos os direitos, com exceção do seguro-desemprego. No entanto, deve ter carga horária, descanso para alimentação, vales-transporte, além de registro em carteira.