BUROCRACIA

Entenda por que o INSS cortou a aposentadoria e pensão de Fernanda Montenegro

História ganhou força as redes sociais ao longo da semana

Agência Estado
Publicado em 29/04/2024 às 09:55
Compartilhar

Os benefícios de Fernanda Montenegro, referentes à aposentadoria e pensão de morte deixada pelo marido, o também ator Fernando Montenegro, foram cortados pelo INSS entre os anos de 2019 e 2022.

E o motivo, informado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, se deu porque a atriz indicada ao Oscar em 1998 pelo filme Central do Brasil não foi capaz de confirmar o procedimento chamado "prova de vida" durante este período - que incluiu a pandemia de Covid-19 a partir de 2020.

A história ganhou força as redes sociais ao longo da semana justamente pela figura pública da atriz, bastante ativa durante o período em que estava sem os benefícios - inclusive, em 2021, foi eleita imortal pela Academia Brasileira de Letras.

O Estadão entrou em contato com o INSS, que justificou a ação em uma nota reproduzida abaixo.

"Os benefícios (aposentadoria e pensão por morte) da atriz Fernanda Montenegro foram cessados pelo INSS em 2019 por falta de realização da prova de vida. Na ocasião, o procedimento ainda era exigido dos segurados. Desde 2023, a comprovação de vida é feita com o cruzamento de dados dos segurados com a base de informações cadastrais do governo, principalmente biométricas. Até o final deste ano não serão realizadas suspensões de pagamento."

A prova de vida, abolida em 2023, exigia que o beneficiário fosse à agência bancária na qual o benefício era pago, no mês do aniversário, anualmente. Desde 2023, contudo, cabe ao instituto reunir informações com outros dados do governo para confirmar quem está vivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por