O ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu que a greve dos Correios, que já persiste por mais de 20 dias, não prejudicará a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nem a entrega dos cartões de inscrição. Segundo ele, os Correios ficaram incumbidos de preparar logística específica em todo o país para atender à população.
As provas do exame, voltadas a alunos do ensino médio, prestes a entrar na universidade, estão previstas para ser aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. No entanto, a greve dos funcionários, com certeza, tem deixado candidatos preocupados com os atrasos na entrega das correspondências.
De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa de Correios e Telégrafos, em Uberaba, assim como em todo o país, para evitar problemas, os Correios decidiram promover operação especial dedicada ao Enem. Em função disso, de acordo com a empresa, já foi iniciada a distribuição dos cartões de confirmação na semana passada nas cidades do interior e esta semana inicia-se a entrega nas capitais. Já as provas serão distribuídas no dia da aplicação do exame.
Se mesmo assim estudantes não receberem seu cartão de inscrição pelo correio, a orientação é imprimir a confirmação de inscrição por meio do portal do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet. O endereço é enem.inep.gov.br.