Cada uma das 3.808 escolas da rede estadual de Minas Gerais vai receber recursos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para adquirirem um kit de informática para ajudar no trabalho administrativo e acadêmico nas instituições. O kit é composto por um computador, um estabilizador, impressora, projetor de mídia, notebook, roteador wireless e um no-break.
Os recursos para compra dos kits de informática foram liberados pelo Projeto Escolas em Rede, da SEE, e até o fim do mês de março passam a estar disponíveis na caixa escolar de cada escola. A compra do kit será de responsabilidade da própria instituição de ensino. Ao todo, a Secretaria de Estado de Educação vai disponibilizar R$ 34,3 milhões para a compra dos kits, sendo que cada escola vai receber R$ 9 mil.
Segundo a Diretora de Tecnologias Aplicadas à Educação, Leyde Lelise Barbosa Caldeira, a composição dos kits obedeceu às demandas das próprias escolas. “Nas salas de aula o notebook e o projetor de mídia vão ajudar o professor a inovar. Já o novo computador vai auxiliar no suporte da demanda da secretaria de cada escola”, explica.
Professor de geografia, Vilmar Pereira de Sousa, da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada na região Oeste de Belo Horizonte, utiliza o laboratório de informática para aulas expositivas, por meio da apresentação de vídeos e imagens. Para o docente, mesmo a escola já tendo 21 computadores e dois projetores, a compra do kit vai facilitar o acesso às mídias. “A partir do momento que eu posso levar um notebook e um projetor de mídia para a sala de aula, o trabalho do professor fica mais tranquilo, já que eu não preciso ficar dependente da reserva de uma sala especifica”. Além disso, segundo Vilmar Pereira de Sousa, com o uso de novas tecnologias, aluno e professor compartilham um conhecimento que antes era restrito.
As escolas deverão adquirir equipamento seguindo as especificações técnicas que estão disponíveis no site do Dtae (www.educacao.mg.gov.br/webdtae) e terão orientação dos técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado.