Estudantes de Uberaba aderiram à manifestação nacional contra os erros cometidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo comissão formada por estudantes secundaristas, foi marcada uma passeata para o dia 15 de novembro com o objetivo de protestar contra o fato ocorrido no último domingo, onde várias incorreções ocorreram durante e depois das provas.
A concentração começa na praça Santa Rita e em seguida os alunos do 3º ano do ensino médio seguirão em passeata até a praça Rui Barbosa, portando nariz de palhaço e também cartazes de protesto.
A estudante Jéssica Ribeiro Borges conta que tudo começou através de uma rede social da internet, onde os estudantes organizaram o manifesto. “Por causa de todos os problemas com as provas do Enem nós estamos indignados; então, todos os estudantes uberabenses que foram prejudicados irão se mobilizar no feriado do dia 15 de novembro. Vamos fazer um manifesto cultural para apresentar o que o futuro universitário pensa”, explica.
Ainda segundo ela, a passeata está sendo organizada contra o descaso do Ministério da Educação em relação à prova. Jéssica ressalta que é preciso levar em conta a legislação que prevê a isonomia. “Todos temos os mesmos direitos. Se um tem direito de repetir a prova, os outros também têm”, completa.
O movimento terá ainda alunos da 3ª série do ensino médio de sete escolas entre particulares e estaduais que vão participar a manifestação, a partir às 14h, no dia 15 de novembro.