De acordo com a Receita Federal, o processamento das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 está quase finalizado. Além disso, não existe mais tempo de fazer retificações. Por isso, os contribuintes que ficarem de fora do próximo lote serão obrigados a aguardar até janeiro de 2012, quando deverão ser liberadas da malha fina as primeiras declarações deste ano.
Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, a Delegacia realizou um trabalho de notificação entre os contribuintes. Com isso, não foram registrados problemas nesta vertente. “A Delegacia tem uma conduta de entrar em contato previamente com o contribuinte ao longo do ano, para não acontecer isso. Em Uberaba, não vamos ter esse tipo de problema”, disse.
Na cidade, foram transmitidas aproximadamente 50 mil declarações e na área de abrangência da Delegacia, 104 mil declarações, segundo Sizenando. No penúltimo lote de restituições IR de Pessoa Física 2011, foram injetados mais de
R$ 5 milhões na economia da cidade, das restituições para 4.747 contribuintes.
O pagamento do último e sétimo lote regular de 2011 está previsto para o dia 15 de dezembro e a consulta deverá ser liberada nos próximos dias, provavelmente até o dia 10 de dezembro.
A Receita Federal libera sete lotes regulares de restituições do Imposto de Renda, todos os anos, sendo o primeiro em junho e o último em dezembro. Além disso, o pagamento das restituições acontece no dia 15 de cada mês, exceto quando a data cai em um fim de semana ou feriado. Após a liberação dos lotes regulares, à medida que as declarações retidas na malha fina são corrigidas e há disponibilidade do Tesouro Nacional, a Receita libera ao longo do ano lotes residuais, como o que será liberado em janeiro.