A façanha aconteceu no início de agosto e exigiu três dias de escalada, com duas noites em abrigos (Foto/Reprodução)
O japonês Kokichi Akuzawa, de 102 anos, entrou para o Guinness World Records como a pessoa mais velha a alcançar o cume do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, com 3.776 metros de altitude.
Apesar da conquista, o montanhista minimizou o feito. “Já estive lá muitas vezes. Só contemplei a vista novamente, não foi nada especial”, afirmou, lembrando que havia escalado o mesmo pico aos 96 anos.
A façanha aconteceu no início de agosto e exigiu três dias de escalada, com duas noites em abrigos. Akuzawa contou com o apoio de uma equipe, entre eles sua neta enfermeira. A altitude quase o fez desistir, mas conseguiu chegar ao topo.
Agricultor aposentado da província de Gunma, ele também é voluntário em um centro de apoio a idosos e dá aulas de pintura.
A preparação para o desafio começou meses antes, após um episódio em janeiro, quando tropeçou em uma montanha perto de casa e foi hospitalizado por insuficiência cardíaca. Mesmo com a preocupação da família, Akuzawa insistiu na escalada. “A recuperação foi tão rápida que os médicos não acreditaram”, contou sua filha Yukiko, de 75 anos.
Com treinos semanais de montanhismo e caminhadas diárias, o centenário se fortaleceu para a subida. Questionado se pretende repetir a experiência, foi categórico: “Não”.