Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, os servidores dessas pastas trabalharão em home office nos próximos dias (Foto/Reprodução)
Uma explosão em uma subestação de energia no bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, provocou um incêndio e deixou um funcionário terceirizado da CEB gravemente ferido na manhã desta terça-feira (25). O trabalhador realizava manutenção no quadro de comando quando a estrutura explodiu. Ele sofreu queimaduras no tórax, braços, pernas e vias aéreas, e foi encaminhado ao hospital. A Companhia Energética de Brasília informou que aguarda boletim médico para atualizar seu estado de saúde.
Além dele, outras seis pessoas foram hospitalizadas por inalação de fumaça, e o Corpo de Bombeiros atendeu mais 24 pessoas no local. O prédio, que abriga seis ministérios, entre eles o da Igualdade Racial, foi completamente evacuado. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, os servidores dessas pastas trabalharão em home office nos próximos dias.
Inicialmente, tanto a Neoenergia quanto a CEB Ipes negaram ser responsáveis pela subestação. Cerca de uma hora após o incidente, a CEB admitiu o equívoco e assumiu a responsabilidade pelo equipamento e pelo trabalhador ferido.
Em nota, a CEB Ipes afirmou que o quadro de comando da iluminação das empenas dos ministérios fica dentro da subestação compartilhada com a distribuidora de energia. Informou ainda que o funcionário utilizava uniforme antichamas e todos os equipamentos de proteção recomendados. A companhia disse acompanhar de perto o estado de saúde do prestador e garantiu que a situação na subestação está controlada.