O presidente se retratou nas redes sociais após declaração sobre traficantes, durante entrevista na Indonésia, e disse que a frase foi 'mal colocada'
A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre traficantes durante visita à Indonésia nesta sexta-feira (24/10) repercutiu mal para o Palácio do Planalto e serviu de munição para ataques da oposição à gestão petista. O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), insinuou que o governo romantiza o tráfico.
"O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado", afirmou nas redes. "Enquanto o brasileiro luta para sobreviver, o governo prefere passar pano para o crime", completou.
O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), também criticou a declaração do presidente. "Lula diz que traficantes são vítimas dos usuários. Mas vítima mesmo é o Brasil, refém de um governo incompetente e vergonhoso", declarou.
Outro a reagir à manifestação do presidente foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). "A mentira é a marca de Lula e está no DNA dos petralhas. Traficantes não são vítimas dos usuários que compram suas drogas, como disse o chefe da facção petista. Parem de defender traficantes, defendam as vítimas", publicou.
A declaração de Lula gerou uma repercussão tão negativa que o presidente se retratou. Ele disse que a frase foi "mal colocada". "Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando", publicou.
"Como é o caso da maior operação da história conta o crime organnizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país", acrescentou Lula.
O que Lula disse?
Em declaração durante passagem pela Indonésia, o presidente Lula declarou que os traficantes são "vítimas dos usuários". A fala ocorreu na esteira de comentários sobre a ofensiva dos Estados Unidos sobre embarcações na Venezuela.
"Todo mundo, quando a gente fala em combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", declarou.
Fonte: O Tempo.