Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) iniciou, no dia 3 de março, o repasse de R$19 milhões às fundações gestoras das universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais. Os valores são referentes às bolsas de pesquisa até junho de 2011.
Com essa liberação, a Fapemig acerta valores de bolsas, concedidas entre dezembro e fevereiro, que estavam sem repasse devido ao encerramento do ano fiscal e aguardavam a liberação do orçamento de 2011.
Já de posse dos recursos, cada gestora é responsável por efetuar, mensalmente, o repasse aos seus bolsistas. A iniciativa faz parte de uma política da fundação que tem o objetivo de evitar atrasos no pagamento dos bolsistas e garantir o prosseguimento ininterrupto dos programas que já estão em andamento.
Histórico. A formação de pesquisadores é uma das prioridades da Fapemig. Para isso, a fundação mantém um programa que concede, em média, seis mil bolsas por ano, contemplando desde a iniciação científica júnior até o pós-doutorado. Desde 2004, algumas mudanças foram implementadas com o objetivo de tornar o processo de repasse de recursos mais objetivo e ágil para todas as partes envolvidas.