Com a chegada das férias de julho alguns setores de comércio de Uberaba estão mais movimentados...
Com a chegada das férias de julho alguns setores de comércio de Uberaba estão mais movimentados. Várias instituições de ensino já estão de férias e, com isso, o movimento em locais como cinemas e sorveterias é bem maior. Por outro lado, mesmo conhecida como cidade de estudantes, o movimento em bares e restaurantes cai bastante, pois grande parte dos jovens volta para casa neste mês.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fúlvio Ferreira, por conta das férias do mês de julho o cenário do comércio da cidade é bastante diferente, principalmente em bares e restaurantes. “O movimento no setor de lazer que envolve os universitários cai um pouco neste período, visto que, Uberaba tem muitos turistas permanentes. Universitários de outras cidades ficam por aqui durante o período escolar. Em compensação, universitários de Uberaba que estudam fora retornam a cidade. Então, um compensa o outro”, explica Fúlvio.
Já em relação aos alunos do ensino médio e fundamental, segundo Fúlvio, estabelecimentos como lanchonetes, cinemas e sorveterias têm um grande incremento nesta época do ano. “Vale ressaltar também o setor têxtil. Em julho, a venda de roupas aumenta consideravelmente, quando as pessoas aproveitam as férias, com mais tempo para as compras. O retorno das aulas também influencia. Os pais aproveitam a oportunidade para atualizar o material escolar, registrando leve crescimento de venda nas papelarias, bem como em lojas de roupas, com a venda de calças”, explica Fúlvio.
A estação do ano, o inverno, é um ponto favorável para comércio. Mesmo bastante ameno, segundo o presidente da CDL, as lojas especializadas em confecções vendem mais neste período. Os consumidores estão em busca de agasalhos.
Empresário do setor têxtil, Joab Vieira de Queiroz, confirma o posicionamento do presidente da CDL. De acordo com ele, não é uma quantia tão expressiva, mas é possível perceber um acrescimento de 5% nas vendas em relação aos meses normais. “Neste período do ano, as vendas são realmente maiores. No mês de maio, o movimento foi constante por conta do Dia das Mães. Em junho, tivemos o início do inverno, bem como o Dia dos Namorados. E no mês de julho, considera-se um período transitório para a região. O tempo começa a esquentar, mas, com as férias, o número de consumidores na loja aumenta”, pontua.