A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) elegeu, na sexta-feira, 16, o empresário Olavo Machado Jr.
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) elegeu, na sexta-feira, 16, o empresário Olavo Machado Jr. como seu novo presidente para o período 2010/2014. Ele concorreu em chapa única e obteve 122 votos dos sindicatos representados, 11 deles de Uberaba. Olavo Machado Jr. substitui o empresário Robson Braga de Andrade, que preside a Fiemg desde 2002, eleito por dois mandatos consecutivos.
A transmissão de cargo acontece no dia 27 de maio de 2010, durante as comemorações do Dia da Indústria. O presidente eleito, empresário do setor elétrico, é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), vice-presidente da Fiemg e presidente do Centro Industrial Empresarial de Minas Gerais (Ciemg). Engenheiro elétrico, formado pelo Instituto Politécnico da PUC-MG, Olavo Machado Jr. foi secretário-adjunto de Indústria e Comércio de Minas Gerais, presidente do Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e atua na diretoria da Fiemg desde 1978.
Olavo Machado Jr. declarou que seu esforço estará concentrado em dar continuidade ao trabalho realizado por Robson Braga de Andrade. “Não há motivos para grandes mudanças. Vamos seguir na mesma trilha do que vínhamos realizando na gestão do Robson Andrade”, disse Olavo Machado Jr., feliz por ter conseguido montar uma chapa de unidade. “É muito bom trabalhar entre amigos”, comemorou. Empresário de destacada atuação na preservação do meio ambiente e em responsabilidade social, Olavo Machado Jr. lançou, esta semana, programa inovador para a indústria na área de sustentabilidade, chamado Minas Sustentável. Garantiu que sua gestão será voltada para os empresários, as empresas e o desenvolvimento integrado da indústria de Minas e do Brasil.
Na ocasião, engenheiro uberabense Altamir Roso, integrante da chapa única, foi eleito vice-presidente da Fiemg e presidirá a Regional do Vale do Rio Grande.
Apoio. “A chapa de unidade apresenta uma diretoria altamente capacitada e preparada para enfrentar os desafios de se fazer um programa importante de desenvolvimento para a indústria mineira. O Olavo Machado, que eu conheço muito bem, tem uma vasta experiência nas áreas empresarial, de direção sindical e de cargos públicos. Isso sem contar os mais de 30 anos atuando dentro do Sistema Fiemg. Por isso eu não tenho a menor dúvida de que fará um belíssimo trabalho à frente da instituição para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil”, destacou o presidente Robson Braga.
Olavo Machado Jr. destacou a importância da ida do presidente Robson Braga de Andrade para a CNI – ele concorrerá, também em chapa única, à presidência da entidade, no dia 12 de maio. “É um grande parceiro. Há muito tempo, trabalhamos duro, aqui em Minas, juntos, e com ele na CNI poderemos seguir atuando em parceria, já que conhece bem não só o Sistema Fiemg, mas os problemas do empresariado e da economia mineira. E a CNI é nossa líder, a entidade que valida o que as federações realizam em seus estados. Portanto, nada melhor do que ter um parceiro lá também”, disse ele, minutos antes de receber uma chamada do presidente da própria CNI, Armando Monteiro Neto, que ligou para parabenizá-lo pela conquista.