O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou ontem que o projeto de lei que criará o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será enviado ao Congresso Nacional nas próximas duas ou três semanas. O projeto incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à Graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.
Inicialmente, a proposta do Pronatec era oferecer cursos de qualificação profissional a alunos do Ensino Médio, mas o projeto deverá incluir também capacitação para trabalhadores que já estão no mercado e expansão das escolas técnicas federais. Segundo o ministro, empresários que tiverem interesse em oferecer capacitação a seus funcionários também poderão contratar o Fies, que tem uma taxa de juros mais baixa.
“É um programa muito abrangente, muito forte, que, certamente, dialogará com a demanda importante da juventude, que é de valorização do Ensino Médio”, afirmou Haddad.
O ministro esteve ontem na Câmara dos Deputados, participando da primeira reunião da Comissão de Educação e Cultura (CEC) deste ano.