A técnica de fogo contra fogo para diminuir as áreas queimadas por incêndios não pode ser utilizada nesta época do ano por não ter parâmetros considerados adequados. A orientação foi feita pelo major Eudes Humberto, do Corpo de Bombeiros, durante entrevista no programa O Pingo do J, da Rádio JM 95.5 FM.
“O Corpo de Bombeiros nunca orienta tentar extinguir um incêndio usando fogo. Para se fazer isso é preciso cumprir algumas variáveis como a velocidade do vento, umidade do ar e como falei o horário mais propício para o desenvolvimento do incêndio é das 10h às 16h. Então tem também o horários que poderia ser utilizada essa técnica”, revela.
Além disso, Humberto lembrou que outro fator que se deve levar em consideração são as características da vegetação, se são plantas com muita palha, se está muito seca, entre outras.
“Por exemplo um canavial, não há condições de se entrar e utilizar abafador, jogar água e entrar com militares. Então em vegetações assim mais densas, mais robustas não permite isso”, aponta.
A técnica de fogo contra fogo é considerada defensiva e pode ser usada para impedir que o incêndio avance. No entanto, se for usada de forma incorreta, pode colocar em risco a segurança de pessoas, animais e causar mais danos ao meio ambiente.