A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela (Foto/Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
O governo de Minas Gerais paga neste sábado (14 de dezembro) em parcela única o décimo terceiro dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas do estado. O total depositado é de R$ 3,9 bilhões, conforme informações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Ao todo, 724.771 servidores receberão a bonificação, sendo 411.194 funcionários da ativa, 260.813 aposentados e 52.764 pensionistas. Servidores que fizeram portabilidade bancária,conforme o governo, terão o valor disponível em conta no dia 16/12, segunda-feira, primeiro dia útil subsequente, da mesma forma que ocorre com os pagamentos mensais.
O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, em comunicado enviado à imprensa, que ajustes de gestão ajudaram no pagamento do décimo terceiro. "Desde 2019, quando assumimos o governo, implementamos melhorias na gestão de fluxo de caixa, o que tem nos permitido pagar em dia tanto os salários quanto a gratificação natalina, dentro dessa nossa política de valorização dos servidores estaduais", disse.
Em 2024, o Governo de Minas reajustou os salários de todo o funcionalismo público estadual em 4,62%. Para o pagamento do passivo das férias-prêmio, que vem sendo cumprido desde setembro de 2021, foram cerca de R$ 100 milhões em 2024, para cerca de 3 mil servidores.
Fonte: O tempo