Foi publicado ontem, no Diário Oficial de Minas Gerais, o nome do delegado Heli Andrade, o Grilo, como o mais novo delegado-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, último posto que um delegado pode chegar no organograma da polícia no Estado. Com a promoção, Heli passa de delegado classe especial para delegado-geral.
A promoção, garante Heli, não implica em mudança de cidade e nem de função. “Mesmo com a publicação do meu nome, me promovendo, eu continuo sendo o delegado regional de Araxá”, afirma. Porém, não descarta a possibilidade de mudança. “Se o governador Anastasia me fizer o convite para assumir algum posto novo dentro da polícia, eu vou estudar e definir o meu futuro”, acrescenta.
A promoção vem ao encontro da forte atuação de Heli, principalmente no combate a crimes nas rodovias que cortam a região. São poucos os delegados em ativa escolhidos para ser elevados ao mais alto posto da Polícia Civil mineira.
Heli ingressou na Polícia Civil há exatos 30 anos, comemorados ontem. Heli começou ainda como investigador. Por vários anos foi o responsável pela Delegacia de Homicídios de Uberaba, que desvendou diversos crimes que muitos achavam impossíveis de achar os culpados. Há quase dois anos foi nomeado delegado regional da cidade de Araxá, onde vem demonstrando o seu excelente trabalho no combate ao crime organizado.
Na política, Grilo foi vereador por quatro mandatos, sendo o presidente da Câmara dos Vereadores no ano de 1995. Em três oportunidades saiu como candidato a deputado, porém não obteve êxito na eleição.