Produtos importados estão tendo grande participação na mesa do consumidor brasileiro. Conforme a Associação Mineira de Supermercados (Amis), de 2008 a 2010 o faturamento desses estabelecimentos cresceu 42% com a venda de mercadorias vindas de outros países. Entre 2009 e o ano passado, o ritmo se manteve, com avanço de 36,5%, ainda segundo a Amis. Já nos últimos 10 anos, os produtos estrangeiros saíram de um peso de menos de 1%, quadruplicando sua participação para 4% no faturamento do setor, que este ano deve movimentar R$ 14 bilhões em todo o Estado. No entanto, em Uberaba, a Associação dos Supermercadistas do Triângulo Mineiro (Assuper) não tem os dados para fazer um parâmetro dessa comercialização. Matusalém Alves, diretor da Assuper, explica que são os grandes estabelecimentos que costumam trabalhar com produtos importados. Eles têm importação própria por comercializar volume maior de mercadorias, o que os permite, inclusive, trabalhar com preços melhores para o consumidor. “Aqui na cidade, os pequenos supermercados não costumam vender produtos importados e, quando o fazem, oferecem poucas opções”, finaliza.