O setor industrial em Uberaba acompanha a média nacional, apresentando melhor desempenho no terceiro trimestre de 2010, comparado ao período de abril a junho. No Brasil dos 99 segmentos da economia analisados, 76 apresentaram melhora e 23 ficaram estáveis em relação ao trimestre anterior. Nenhum registrou queda.
No setor primário, composto por atividades econômicas de extração e produção de matérias-primas, como agricultura, mineração e pesca, seis segmentos apresentaram melhora e sete mantiveram a estabilidade. No município, apesar de a seca prejudicar parte da agricultura, a produção de adubos e fertilizantes registrou resultados positivos.
A indústria, formada por
55 segmentos, teve melhora de conceito em 45 deles. De acordo com estudo realizado pelo Serasa Experian, isso se deveu às condições favoráveis de crédito.O setor que mais chamou atenção na região, durante todo o ano e novamente apresentou destaque, foi o da construção civil. Mesmo com o preço do metro quadrado mais caro em setembro, a expansão no segmento permanece em alta.
Segundo o presidente da Fiemg, Altamir Roso, o quarto trimestre pode ser de queda.
“A provável tendência para o quarto trimestre é de queda em relação ao terceiro trimestre, visto que já houve o abastecimento do comércio e algumas empresas reduzem suas atividades para efetuar balanços de fim de ano e planejamentos para o ano que está por vir”, finaliza.