Desde terça-feira, 30 de novembro, todas as 351 Zonas Eleitorais mineiras estão interligadas pelo Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADPWEB). Com o sistema, todos os processos de 1ª e 2ª instâncias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais terão o registro informatizado e o andamento disponível na internet para o público externo.
O SADPWEB, utilizado pelo Tribunal desde 1998, foi implantado inicialmente nos cartórios eleitorais da Capital e, ao ser estendido agora aos do interior, irá proporcionar a adoção de uma base de dados centralizada e corporativa, o que vai conferir ao TRE mais agilidade e confiabilidade na obtenção de dados estatísticos.
A protocolização de documentos será feita na ordem cronológica de sua entrada em secretaria ou cartório, adotando-se a numeração única e contínua anual gerada pelo SADP para toda a Justiça Eleitoral de Minas Gerais. Ou seja, haverá uma sequencial numérica de documentos e processos para a Capital e para o interior.
Todos os dados de autuação, assim como os demais andamentos processuais e despachos, com exceção daqueles que se encontram em segredo de Justiça, estarão disponíveis em tempo real no site do TRE para consulta de interessados, além de ser encaminhados via e-mail para aqueles que se cadastrarem.
Com a implantação do sistema, os cartórios substituirão o controle manual de processos, através de registros escritos, pelo acesso ao banco de dados. As informações referentes aos documentos serão mais facilmente localizadas, as pesquisas e estatísticas realizadas com mais rapidez.