Concurso público (Foto/Ilustrativa)
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recebeu a tão aguardada autorização para realizar um novo concurso público após um período de 15 anos. A notícia foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista coletiva nesta terça-feira (18). A autorização tem como objetivo preencher 80 vagas para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa, com salários variando de R$ 16.625,91 a R$ 20.924,79. Após a publicação oficial da autorização no Diário Oficial da União, o instituto terá 180 dias para divulgar o edital do concurso.
De acordo com informações do site do Ipea, a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou com entusiasmo a autorização há muito esperada pelos servidores do Ipea: "Temos a autorização para realizar o concurso em 2023. Essa notícia é um grande alívio para a Instituição. A maioria dos servidores já se aposentou, e atualmente o Ipea conta com apenas 310 pessoas em seu quadro próprio, cerca de metade do que tinha em 2010. Com isso, em 2024, ano em que completará 60 anos, a instituição terá seus quadros reforçados e poderá cumprir sua missão de aprimorar as políticas públicas essenciais para o desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado em suas decisões estratégicas", afirmou a presidente do Ipea, Luciana Servo.
Luciana Servo também ressaltou que as pessoas aprovadas neste concurso e que ingressarem no Ipea terão a certeza de fazer parte de uma instituição que atua na vanguarda dos projetos de desenvolvimento para o país, reforçando seu papel como instituição de Estado e sua contribuição para políticas públicas mais efetivas.