Os principais fatores de risco para o câncer de próstata não podem ser evitados e são a idade, o histórico familiar e a etnia. As informações são do médico urologista Daniel Pinheiro, que falou sobre o tema durante entrevista no programa Pingo do J, da Rádio JM.
“Quanto maior a idade, maior o risco de ter câncer de próstata e maior é a chance desse câncer ser agressivo. A hereditariedade e a etnia também são fatores importantes. A raça negra tem mais chance de ter câncer de próstata, assim como os orientais têm uma incidência menor”, elucida.
Pinheiro disse ainda que a ciência ainda não tem resposta conclusiva sobre o porquê dessas características. “Não temos uma explicação. Os estudos são observacionais e acabam verificando que alguma doença incide mais em alguma população”, detalha.
Outro ponto observado em relação ao câncer de próstata é que, diferentemente de outras doenças, a alimentação não é um fator preponderante. “Esses fatores são intrínsecos à pessoa. Não é uma dieta, como ocorre em outros tipos de câncer, como o do cólon ou o retal, nos quais a dieta tem grande influência. A dieta não tem tanta influência no câncer de próstata, e esses três fatores de risco são os mais importantes: idade, histórico familiar e raça”, finaliza.