Os preços dos serviços de lazer devem desacelerar em 2011, segundo o monitor LCA de inflação baseado no IPCA
Os preços dos serviços de lazer devem desacelerar em 2011. Segundo o monitor LCA de inflação, cuja análise é baseada no resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os preços destes serviços devem subir 6,7%, 0,5 ponto percentual abaixo da variação registrada em 2010, de 7,2%.
Dentre os itens que mais devem contribuir para a desaceleração, estão ingresso para jogo (de 31,1% para 8,5%), excursão (13% para 7,1%) e motel (13,9% para 8,3%). Por outro lado, o brasileiro vai sentir a inflação mais intensa na hora de contratar serviços de TV a cabo (de 1,8% para 2,6%), ir à danceterias (de 5,2% para 8,4%) e alugar DVD (de 7% para 9,3%).
Ainda de acordo com a análise da LCA, a variação de 31% nos preços dos ingressos para jogos foi a maior verificada entre os itens de lazer em 2010. Nos últimos anos, este é o segundo aumento expressivo do item , que está num nível aproximadamente 70% acima do registrado no começo da década passada. Para este ano, contudo, o aumento de preços deve ser mais suave do que o observado no ano passado, de 8,5%.
No item excursão, a elevação de 13% verificada no ano passado, contraria o senso comum, que acreditava em diminuição de preços, por conta da maior presença das classes socioeconômicas menos favorecidas. Para a LCA, esta presença mais intensa mostra apenas que a prestação passou a caber no bolso deste consumidor, independentemente dos preços mais caros.