O ator Jorge Coutinho (Foto/Reprodução)
O ator e produtor Jorge Coutinho faleceu na tarde deste sábado, 23 de setembro, aos 89 anos. Ele ficou conhecido por sua participação em diversas novelas da Globo, como Roque Santeiro (1985) e Por Amor (1997).
Ele também protagonizou o primeiro beijo entre um homem negro e uma mulher branca, em Passos dos Ventos (1968). Além de sua carreira artística, ele se destacou como ativista do movimento negro e ocupou o cargo de vice-presidente da Funarj (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro).
A notícia foi confirmada pelo Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-RJ) nas redes sociais. Ele foi eleito presidente do órgão em 2004, e sua dedicação ao cargo levou a três reeleições consecutivas pelos associados.
“Hoje o céu ganha mais uma estrela. Jorge Coutinho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em setembro de 1934, no bairro de São Cristóvão. Foi ator, pela primeira vez, na peça Do Mundo Nada se Leva em 1957″, fala o texto publicado no perfil do sindicato no Facebook.
“Em 1960, participou do Centro Popular de Cultura da UNE [União Nacional dos Estudantes]. Seu ideal era levar cultura e teatro aos centros mais pobres”, lembra a nota.
“Entrou para o movimento do Cinema Novo e para o Grupo Opinião. Seguiu com uma carreira brilhante e consolidada como ator. Sempre engajando politicamente e lutando pelos direitos dos negros e dos artistas, em 2004 foi eleito presidente do Sated Rj. Descanse em paz querido amigo”, finaliza o comunicado.
Fonte: O Tempo