Cerca de 1,5 mil magistrados do Judiciário e do Ministério Público se reúnem hoje, em Brasília, no Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público
Cerca de 1,5 mil magistrados do Judiciário e do Ministério Público se reúnem hoje, em Brasília, no Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público. Paralelamente ao movimento nacional, os juízes e promotores de Uberaba programaram manifestação de apoio à Marcha da Valorização.
A informação foi repassada pelo promotor José Carlos Fernandes Júnior e pelo magistrado Fabiano Rubinger de Queiroz. O horário da manifestação está programado para 13h30, em frente do Fórum Melo Viana. Ainda não se sabe ao certo o número exato de quantos profissionais participarão do evento.
O objetivo da manifestação é reivindicar a criação de um aparato de segurança que garanta a integridade da saúde e da vida de juízes e promotores. Os manifestantes pedem ainda um sistema de saúde que previna adoecimentos físicos e mentais, com adequada cobertura previdenciária e uma política remuneratória que respeite a Constituição Federal, que garanta a recomposição das perdas inflacionárias e resgate a valorização do tempo de carreira dos membros do Judiciário e do Ministério Público.
Já em Brasília, os manifestantes serão recebidos às 11h pelos presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado Federal, José Sarney, no Salão Negro do Congresso Nacional. Na ocasião, eles entregarão um manifesto contendo as reivindicações dos magistrados do Judiciário e do Ministério Público. Em seguida, às 13h, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também receberão os manifestantes.