Pelo segundo mês consecutivo, o consumidor brasileiro procurou menos crédito, conforme pesquisa da Serasa Experian. Em fevereiro, houve queda de 1,2% no número de pessoas que procuraram crédito, sendo que em janeiro o recuo foi de 6,7%.
Para o economista Marco Antônio Nogueira, são duas causas principais que motivaram essa queda. A primeira foi em função do aumento da taxa de juros, principalmente no crédito direto. “Essa taxa aumentou no final do Governo Lula e a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira a partir da qual todas as demais são formadas, teve reajuste já durante o atual governo.”
Além disso, Nogueira explica que os bancos estão procurando ser mais seletivos para empréstimo de dinheiro. Essa é a segunda causa. No entanto, a redução na procura de crédito pode ser motivada também, no primeiro semestre, pelo fato de os consumidores ainda estarem com dívidas referentes a 2010. O economista ressalta que, em 2011, vai haver queda no consumo, diferente do que ocorreu no ano passado.