Novos números divulgados pela Justiça do Trabalho de Uberaba apontam para um bom índice de acordos celebrados entre patrão e empregado. Os dados mostram que nas três varas trabalhistas existentes atualmente na cidade foram firmados de janeiro a junho deste ano 1.069 acordos em ações que não progrediram no Judiciário.
Os acordos em ações de até 40 salários mínimos estão distribuídos da seguinte forma: 1ª Vara, 172 acordos; 2ª Vara, 209, e 3ª Vara, 193 ajustes. Juntas, as três varas celebraram 574 acordos. Quanto às ações com valores acima de 40 salários mínimos, os acordos na 1ª Vara foram de 173; 2ª Vara, 160, e na 3ª Vara, 162 ajustes. Somando o trabalho das três varas, o número total é de 495 acordos.
Mesmo com os números apontando para um bom índice de acordos, o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho, Flávio Vilson da Silva, que atualmente se encontra auxiliando o Tribunal Regional do Trabalho, comentou que os números já foram melhores. “Nós já conseguimos celebrar mais acordos em anos anteriores. Mas, é claro que isso não depende só da gente. As partes precisam concordar com os valores”, explica o magistrado.
Vale lembrar que os seis primeiros meses do ano geraram uma média de 30,94 pessoas que entraram na Justiça para fazer valer seus direitos. Já em relação à quantidade de processos movimentados neste mesmo período, somando-se as três varas do Trabalho, mais o posto avançado da cidade de Frutal, foram distribuídas exatas 4.013 ações.