A iguaria foi produzida na cidade de São Roque de Minas e se estima que a cura desse queijo será de 6 meses
Queijo pesa 30 kg e usou 300 litros de leite na sua produção (Foto/Paulo Henrique dos Anjos)
Imagine um queijo Canastra grande. Pensou? Pode dobrar o tamanho! Dobrou? Acho que não chegou ao tamanho que quero falar! Isso porque estou me referindo ao maior queijo Canastra já produzido em Minas Gerais, feito na cidade de São Roque de Minas. Foram utilizados 300 litros de leite para produzi-lo e a iguaria tem 500 milímetros de diâmetro.
O queijo chamado de "Canastra Imperial" foi criado com o objetivo de analisar como ocorrerá o processo de maturação, já que é produzido com a mesma massa utilizada na fabricação do queijo canastra tradicional.
“Sabemos que cada queijo tem sua identidade, sabores e aromas bem diferentes, o tempo de cura, também influencia muito. Fizemos um experimento e queremos ver o resultado”, fala Jordane Macedo, diretor da Culturar e que foi jurado no mundial do queijo em Araxá em 2021.
Ele afirma que os queijos de maior porte produzidos até o momento incluem o Canastra Real, que pesa em torno de 6 kg, e o Capivara, que requer 200 litros de leite para sua fabricação.
“Este queijo que fizemos é para termos referência para produzirmos um ainda maior este ano, em um evento na Serra da Canastra", explica.
Prevê-se que o processo de cura deste queijo seja concluído em um prazo de seis meses. As fatias do queijo serão comercializadas e todo o lucro obtido será destinado ao Asilo José Moraes de Oliveira e ao Lar Maria Nolvinha da Costa, ambos localizados em São Roque de Minas.
É importante destacar que a Rota do Queijo Canastra foi criada em São Roque de Minas no final do ano passado. Atualmente, estão sendo instaladas diversas placas ao longo do trajeto, as quais possuem um QR-Code que permite aos turistas, mesmo dentro do carro, direcionarem a câmera do celular para a rota do queijo. Além disso, a rota já conta com versões em português, inglês, francês e espanhol.
Foto: O Tempo