GERAL

Mediação de conflitos é eficaz na prevenção à criminalidade

3º módulo do Fórum Acadêmico de Prevenção à Criminalidade, que acontece na Uniube, debateu Mediação como resolução de Conflitos

Thassiana Macedo
Publicado em 18/09/2011 às 15:08Atualizado em 19/12/2022 às 22:16
Compartilhar

O terceiro módulo do Fórum Acadêmico de Prevenção à Criminalidade, que acontece na Uniube, debateu a “Mediação como resolução de Conflitos”, com a presença da psicóloga Cíntia Rodrigues de Almeida, supervisora metodológica do Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.

O tema do próximo módulo do Fórum Acadêmico, que acontece dia 5 de outubro, será o Programa de Apoio às Penas e Medidas Alternativas, que, segundo Maria Beatriz, busca assegurar o caráter educativo de penas para delitos de trânsito, de violência contra a mulher e uso de drogas. Dia 21 de outubro acontece o fórum comunitário que discutirá os direitos sociais da juventude.

De acordo com Cíntia Rodrigues, o objetivo do programa de mediação de conflitos é minimizar os confrontos, riscos sociais e violência nas comunidades por meio do diálogo. Para a supervisora, durante os quase seis anos de atuação do programa, houve avanços no sentido de garantir o acesso aos direitos básicos da população. “No fórum estavam presentes profissionais, professores e alunos das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, além de defensores públicos conversando sobre mediação de conflitos, prevenção da violência e da criminalidade. Percebo que já há uma evolução, e a política fomenta isso, de várias áreas do conhecimento se unirem para tratar a violência que não tem uma causa única. Acreditamos que não é com penas maiores e mais severas que vamos resolver os problemas da sociedade”, esclarece a especialista.

No entanto, a gestora dos centros de prevenção à criminalidade de Uberaba, Maria Beatriz Rodrigues da Cunha França, revela que as ações de prevenção à criminalidade devem partir de toda a sociedade, inclusive da população, que pode resolver seus problemas sociais nos centros que oferecem atendimentos gratuitos com advogados, psicólogos e assistentes sociais. Os centros de prevenção à criminalidade de Uberaba ficam na rua Afonso Rato, 272, centro, e na rua Caetés, 74, Abadia. Outras informações pelos telefones 3322-5800 e 3321-9925.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por